Suplementos minerais quelados: o que significa?
É comum vermos na farmácia suplementos multivitamínicos e minerais que contém 100% da recomendação de todos os micronutrientes. Apesar de muito convenientes estes suplementos não possuem as melhores fórmulas. O grande marketing é que os fazem ser famosos. Mas sabemos que existem muitas interações entre os nutrientes. Cálcio dificulta a absorção do ferro. Ferro diminui a biodisponibilidade de zinco. Zinco diminui a absorção de cobre e por aí vai.
Quando, por algum motivo, resolvemos suplementar estes nutrientes juntos o ideal é que se faça na forma quelada. No laboratório são criados complexos em formato de anéis, em geral, pela complexação de minerais com aminoácidos.
Como o intestino é bem eficiente na absorção de aminoácidos, o mineral acaba sendo absorvido junto. Por exemplo, a glicina é rapidamente absorvida. Então, o magnésio, por exemplo, poderia ser unido à glicina para que sua absorção seja maior. Outros aminoácidos não quelados continuarão a ser absorvidos nas outras porções do intestino, sem atrapalhar a absorção do magnésio.
Isto não significa que minerais não quelados sejam necessariamente ruins. O problema é quando há muita coisa em um suplemento só, porque acaba que alguns minerais são absorvidos mais facilmente do que outros.
Agora, mais importante do que tomar suplementos é ter uma dieta variada e saudável suplementado em caso de deficiências ou risco de carências nutricionais. Quando consumimos um alimento, como o brócolis, estamos consumindo também fibras, minerais, vitaminas, fitoquímicos, carboidratos e aminoácidos. Os minerais do alimento podem se unir aos seus aminoácidos ou a ácidos orgânicos no próprio intestino, o que melhoraria a absorção dos mesmos. Sabemos que:
Gordura aumenta e fibra diminui a absorção de minerais;
A vitamina C aumenta o ferro disponível em alimentos de origem vegetal;
Polifenóis (como ácido cafeico) podem reduzir a absorção de minerais;
Cálcio e ferro não devem ser suplementados juntos. Aqui é melhor quelar sim!
Fonte:https://andreiatorres.com/blog/2017/metal-quelado
Comentários
Postar um comentário