Pular para o conteúdo principal

O QUE SÃO ANTI-OXIDANTES ?




Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas , que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa "que impede a oxidação de outras substâncias químicas", que ocorrem nas reações metabólicas ou por fatores exógenos como as radiações ionizantes.
 Fonte de antioxidantes
Obtemos os antioxidantes pelos alimentos, sendo encontrados na sua maioria nos vegetais, o que explica parte das ações saudáveis que as frutas , legumes, hortaliças e cereais integrais exercem sobre o nosso organismo.
 Benefícios dos antioxidantes
Nos últimos anos, foram investigado os efeitos dos antioxidantes em relação às enfermidades, principalmente nos países desenvolvidos do ocidente. As pesquisas tentam explicar os benefícios dos antioxidantes nas enfermidades cardiovasculares, em numerosos tipos de câncer, na AIDS e em processos associados com o envelhecimento, como das cataratas , Doença de Alzheimer e outras alterações do sistema nervoso.
Alguns estudos epidemiológicos sugerem que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes diminui o risco de certas enfermidades, modifica o deterioramento normal do envelhecimento e está associada a ampliação do tempo de vida, porque os antioxidantes reduziriam ou impediriam a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento.
Há campanhas que defendem e divulgam o consumo de antioxidantes por meio dos alimentos que os contenham na forma natural, e consideram inconveniente a ingestão de suplementos porque se desconhece, até ao momento, as doses adequadas. Uma alimentação variada e equilibrada como a dieta mediterrânea deveria ser capaz de suprir as necessidades.
 Principais tipos de antioxidantes
Antioxidantes não enzimáticos:
Antioxidantes enzimáticos:
Fonte : Wikipédia

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É STRESS OXIDATIVO ?

O QUE É STRESS OXIDATIVO ?

Ostress oxidativoé uma condição biológica em que ocorre desequilíbrio entre a produção deespécies reativas de oxigénioe a sua desintoxicação através de sistemas biológicos que as removam ou reparem os danos por elas causados. Todos os organismos vivos possuem um ambiente intracelularde naturezaredutora, existindo um equilíbrio entre as formas oxidada e reduzida demoléculascomo oNADH, equilíbrio esse mantido porenzimasà custa de energiametabólica. Perturbações neste equilíbrio redox podem provocar a produção deperóxidoseradicais livresque danificam todos os componentes celulares, incluindoproteínas,lípidiose oADN. Em humanos, o stress oxidativo encontra-se ligado a diversas doenças, como aaterosclerose, adoença de Parkinsone adoença de Alzheimer. As espécies reactivas de oxigénio também podem agir de forma benéfica ao organismo, quando usadas pelosistema imunitáriopara atacar e aniquilaragentes patogénicosou quando atuam como moléculas mensageiras em vias desin…

METAIS TÓXICOS : CAUSAS DE INTOXICAÇÃO,SINTOMAS E TRATAMENTO

Metais Tóxicos: Causas De Intoxicação, Sintomas E TratamentoVocê sabia que 10% da população acima de 15 anos contém em seu organismo algum tipo de metal tóxico em níveis prejudiciais?



E que esse número aumenta para 60% quando analisamos a população acima de 30 anos? Pois é, esse número aumenta ainda mais no caso da população acima de 50 anos de idade: 90%! Os metais mais comuns em casos de intoxicação são o alumínio, chumbo, mercúrio, cádmio, bismuto e níquel. Eles estão presentes na maioria dos alimentos industrializados, agrotóxicos, pesticidas, inseticidas, cosméticos e utensílios domésticos. A presença desses metais no organismo desestabiliza a captação do zinco, do cobre e do magnésio, e consequentemente do ferro, criando assim uma série de distúrbios, pois é o ferro que ajuda a levar o oxigênio na corrente sanguínea. Os metais tóxicos atacam principalmente o cérebro, a medula e os processos renal e hepático, causando debilidades nos sistemas nervoso e endócrino. Como o equilíbrio de…

DOENÇA DE ALZHEIMER : CAUSAS E TRATAMENTOS ALTERNATIVOS

Doença de Alzheimer e demência : Causas e tratamentos alternativos As causas do Alzheimer e da demência
Há muitas razões para alguém ser diagnosticado com o que é frequentemente chamada de “doença de Alzheimer” ou demência. Algumas das causas melhor conhecidas são: derrames (se conhecidos ou não),drogas ilegais,drogas prescritas,falta de oxigênio (à medida que o corpo fica mais velho, menos oxigênio é absorvido),anos e anos de dieta acidífera e falta de substâncias que alcalinizam o corpo, o que leva ao desenvolvimento de leveduras, fungos, bolor e bactérias no corpo
Entretanto, há algumas coisas que podem causar danos cerebrais (isto é, demência) que não são muito bem conhecidas. Por exemplo, aspartame, conhecido também por Nutrasweet, Equal, e muitos outros nomes, pode matar um número suficiente de células do cérebro para causar demência.
aspartame, glutamato monossódico, HVP, cisteína e outras “excitotoxinas”.
Não se sabe o quão importantes os ácidos graxos – trans (gordura hidrogenada),…